Pragas urbanas
Mosquitos e Pernilongos
As fêmeas na maioria das espécies de mosquitos são hematófagas, ou seja, sugam sangue de outros animais, mesmo não precisando de sangue para sobreviver, mas precisam de substâncias suplementares (como proteínas e ferro) para o desenvolvimento e postura dos seus ovos. A maioria das espécies alimenta-se no período de menos luminosidade, do entardecer ou amanhecer.
Além da visão, esses dípteros, mais precisamente as fêmeas são atraídas por substâncias emanadas pelo hospedeiro como o CO2 (respiração) e o ácido láctico.
A atração aos indivíduos que sofrerão a picada é feita por meio da combinação de estímulos, como visual (silhueta), olfativo (ácido láctico, CO2, octenol), correntes de convecção (temperatura e umidade). É durante a picada que o mosquito, injetando a saliva infectada, transmite doenças como dengue e malária ao hospedeiro.
Algumas spp de mosquitos são vetores de diversas doenças de importância médica ao homem, tais como: Malária (Anopheles); Dengue, Zika, Febre Amarela, Chikungunya (Aedes aegypti), Filariose (Culex), Leishmaniose (Lutzomyia).
Mosquito Anopheles
Mosquito Aedes Aegypti