Moscas

Mosca domestica

Compartilhar esta página:

Moscas são insetos ativos, principalmente durante o dia, e repousam a noite. Quanto à alimentação, geralmente ingerem fezes, escarros, pus, produtos animais e vegetais em decomposição, açúcar, frutas entre outros.

O alimento deve estar na forma líquida ou pastosa para que a mosca possa comê-lo. Para isso ela lança uma substância (saliva) sobre o alimento para dissolvê-lo e assim poder ingeri-lo.

A Musca domestica é considerada uma praga urbana e é a mais importante, tendo em vista que pode transmitir organismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários, helmintos) que podem causar doenças no homem e em animais domésticos.

Os adultos vivem por, aproximadamente, 30 dias e alimentam-se de substância animais e vegetais, principalmente os açucarados. Quanto maior a deficiência no serviço de coleta de lixo urbano ou tratamento do esterco de animais, maior a incidência da Musca domestica.

A Cochliomyia hominivorax, popularmente é conhecida como mosca-varejeira, é a mais importante causadora de miíase obrigatória. Ou seja, se uma ferida estiver aberta, deve ser cuidada com atenção, pois essa espécie de mosca pode fazer dela seu criadouro, através da deposição de seus ovos. Os adultos alimentam-se de néctar, suco de frutas, secreções de feridas, etc.

Mosca-varejeira